5 motivos que vão te convencer a visitar Recife, capital de Pernambuco
julho 4, 2021Conhecida como a capital do frevo, a cidade é famosa pela história e arquitetura holandesa, além de vida cultural agitada, canais belos e mangues.
Pernambuco é um dos estados brasileiros mais conhecidos por defender suas raízes culturais e históricas. Além de abrigar paisagens marcantes, como as praias paradisíacas de seu litoral, especialmente, na parte Sul do estado, e as serras em seu interior, o lugar é uma referência nacional em manifestações culturais marcantes, como o frevo, o coco, o boi.
Recife é conhecida como a capital do maracatu. Ele sedia um dos maiores carnavais de rua do planeta, abriga construções históricas do século XVI, além de inúmeros museus e teatros, sendo uma parada obrigatória para quem gosta de realizar turismo histórico e cultural.
Sendo uma planície aluvial, a cidade tem como característica geográfica marcante a existência de manguezais, ilhas e penínsulas. Antes de comprar a sua passagem de ônibus Progresso, confira algumas razões para conhecer a terra de personalidades importantes, como Solano Trindade, Chico Science, Lia de Itamaracá, Capiba e João Cabral de Melo Neto.
Arquitetura holandesa
Historicamente, Pernambuco foi o principal lugar que a comunidade holandesa teve acesso no primeiro século do Brasil Colônia. Até hoje, é possível ver a arquitetura holandesa da época, sobretudo, nas ruas antigas.
O legado arquitetônico e as obras viárias urbanas, como as inúmeras pontes que conectam a cidade e o Forte de Cinco Pontas, foram alguns dos principais marcos de Maurício de Nassau, holandês que foi governador da região no século XVI.
Frevo, coco e maracatu
Pernambuco é conhecido por suas manifestações culturais diversas e marcantes, como o frevo, o maracatu e o coco. Todos são considerados ritmos tradicionais brasileiros.
O frevo é a dança mais marcante presente no carnaval de rua de Recife, tendo sido declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012. Ademais, a capital pernambucana é a terra natal do movimento de contracultura do manguebeat, liderado por Chico Science e Nação Zumbi.
Cultura gastronômica
Recife também é conhecida pelas atrações gastronômicas marcantes. Sendo a terceira cidade mais populosa do nordeste, ficando atrás apenas de Salvador e Fortaleza, ela possui uma variedade de estabelecimentos culinários para fazer os visitantes se deliciarem, principalmente, na região do porto.
Entre os pratos típicos da gastronomia pernambucana que você pode encontrar na capital, estão o chambaril, a peixada, o charque à brejeira, o bredo de coco, o queijo coalho e as ostras frescas. Entre as sobremesas, destaca-se o bolo de rolo e o cartola, banana cozida com queijo mussarela, açúcar e canela salpicada.
Praias colossais
Boa Viagem é a praia mais conhecida de Recife, mas a capital é ponto estratégico para quem deseja conhecer outras praias do estado, tais como Porto de Galinhas, Tamandaré e Patacho, todas situadas no litoral Sul de Pernambuco, marcadas pelo mar cristalino exuberante e a areia fina, coloração clara.
Boa Viagem é nacionalmente conhecida por eventuais visitas de tubarões, o que obriga os visitantes a terem cuidado sobre os locais e horários de curtir o mar. Nessa praia, existem inúmeros cartazes e placas orientando as pessoas a não entrarem na água logo após chuvas, sem portar objetos metálicos, como brincos, anéis e pulseiras.
Outra dica importante é dar um pulo na bela Olinda, situada a cerca de uma hora da capital. A cidade, que disputou com Recife a hegemonia econômica de Pernambuco no século XVI, apresenta sítios históricos impressionantes, arquitetura colonial e ruas de paralelepípedo.
Vida cultural
Recife também é conhecida por sua vida cultural agitada. Pernambuco e a capital são considerados um grande polo cultural brasileiro para todas as linguagens e tendências artísticas.
Na cidade, conheça a fenomenal Oficina Brennand, do artista plástico, conhecido mundialmente por seu trabalho em cerâmica. O Parque das Esculturas, situado perto ao Marco Zero do Recife, também é outro lugar onde é possível conhecer algumas peças de Brennand.
Outros espaços culturais incríveis para se visitar são o Museu da Abolição, o Paço do Frevo, o Memorial Chico Science, o Centro Cultural Cais do Sertão, o Museu da Cidade e o Memorial Luiz Gonzaga.