Dicas Infalíveis para Vender nas Mídias Sociais

Dicas Infalíveis para Vender nas Mídias Sociais

julho 29, 2021 Off Por Redator

As mídias sociais não servem apenas para trocar mensagens, compartilhar fotos e ver vídeos engraçados, e não é à toa que marcas e empresas estão investindo pesado.

É muito tentador olhar para uma foto de qualidade ou um vídeo bem feito de um produto e não querer comprar, ou pelo menos, procurar saber mais.

Quando você passa no caixa em um supermercado, consegue resistir aos produtos expostos ali? Provavelmente não!

No momento em que alguém está pensando em comprar qualquer ou contratar um serviço, o primeiro local que buscam é no Google ou outro mecanismo de pesquisa. E as mídias sociais ocupam hoje o segundo lugar, com destaque para o Facebook e Instagram.

Uma pesquisa mostrou que grande parte dos consumidores que compraram algum produto ou optaram por um serviço mencionado nas mídias sociais, avaliaram o preço como bom e relataram uma ótima experiência de compra.

O que acha da ideia de aproveitar tudo isso? Descubra aqui dicas infalíveis para vender mais nas mídias sociais.

O que é o trabalho a distância?

como vender pelo facebook e instagram

Mesmo antes da pandemia, trabalhar remotamente já fazia parte da rotina de diversos profissionais no Brasil, e agora ficou muito mais forte.

Seja com milhares de pessoas trabalhando na modalidade home office, leis mais flexíveis, além de uma maior demanda por profissionais freelancers e autônomos.

Você se interessou por trabalhar nesse esquema? Então saiba que usar as mídias sociais podem otimizar suas vendas e vamos mostrar como.

A realidade do trabalho a distância no Brasil

Desde 2017, com as novas leis trabalhistas, mais e mais pessoas optaram pelo home office e buscar algum tipo de renda, e a boa notícia é que é um tipo de trabalho acessível, inclusive para você.

Não é à toa que houve um aumento significativo de abertura de MEIs – Microempreendedores Individuais. Só em 2019, já eram milhões de pessoas nesse regime tributário.

O que as pessoas não sabem é que o home office não se limita apenas a ser um freelancer ou autônomo. Você pode ser CLT e ainda trabalhar remotamente, inclusive muitos profissionais preferem trabalhar no conforto de suas casas.

Paralelamente a isso, é quase unanimidade entre as pessoas que trabalham remotamente afirmarem uma melhor qualidade de vida, mais autonomia e menos estresse.

No entanto, não são todas as organizações que oferecem isso aos seus colaboradores, mas a tendência é que tenham que se adequar a essa realidade, muito em razão para atender às demandas dos profissionais.

Vale lembrar aqui também que mesmo pessoas com trabalhos formais estão em busca de complementar a renda, sendo o mercado de afiliados uma alternativa.

Se você ainda está em dúvida se você tem ou não perfil, confira, a seguir, os benefícios do home office.

Como funciona o trabalho remoto e quais suas vantagens

Só em pensar em não ter hora para acordar, poder organizar seus próprios horários, não ter que se deslocar fisicamente para a empresa e ainda sobrar tempo para se dedicar a outras atividades, é o que tem levado as pessoas por optar pelo home office.

Empresas que adotam esse sistema de trabalho exigem requisitos mínimos, como ter um computador e acesso à internet de boa velocidade.

Além de um local adequado, silencioso, com uma cadeira confortável, boa iluminação, e tomar as medidas necessárias para evitar dores no corpo e lesões causadas pelo esforço repetitivo.

Se você pretende trabalhar como freelancer ou profissional autônomo, pode também trabalhar a distância. Mas existe também a alternativa de trabalhar no esquema coworking, que é compartilhar o espaço com outros profissionais.

Agora, já pensou em trabalhar de qualquer parte do mundo e se tornar um nômade digital?

Dessa forma, enquanto ganha dinheiro, estará conhecendo outras pessoas e culturas. Já existem algumas plataformas que você pode oferecer seus serviços, como Workana, BID Digital e 99Freelas.

Veja, agora, os benefícios do trabalho a distância e como otimizar suas vendas nas mídias sociais.

MAIS AUTONOMIA

Quem trabalha de casa tem muito mais independência para realizar suas tarefas e ser mais produtivo.

Você será o chefe a partir de agora, os resultados estão diretamente ligados ao seu esforço e dedicação, e é claro que isso vai depender de suas competências, metas e prioridades.

Ainda vai te dar a opção de escolha, ou seja, pode selecionar os clientes com os quais vai querer trabalhar.

Portanto, ao ser mais autônomo, isso vai se refletir em:

  • Maior capacidade em tomada de decisões;
  • Solucionar problemas com mais facilidade;
  • Melhorar o atendimento ao cliente;
  • Ser mais colaborativo.

Enfim, como você será o responsável por suas ações, vai propiciar o seu crescimento enquanto profissional, o que é difícil acontecer em um emprego convencional.

LIBERDADE

o poder das mídias sociais

Você pode usar seu tempo livre como quem quiser quando opta pelo trabalho remoto,  mas é preciso usar esse tempo com inteligência.

Embora possa não ter hora para acordar e tirar um cochilo depois do almoço, saiba que vai ter que trabalhar, senão, como vai ganhar dinheiro?

Ao encarar o seu trabalho com seriedade, você vai poder organizar o seu dia de forma a conseguir fazer tudo e ainda ter o rendimento que deseja. Para ajudar nessa organização, a dica é estabelecer uma meta mensal, e dividi-la pelo número de dias úteis no mês.

Com base nisso, você tem uma ideia de quanto deve faturar nas mídias sociais.

O quesito liberdade é que a maioria dos brasileiros corre atrás, especialmente para trabalhar da maneira como preferir.

FLEXIBILIDADE

Quando você tem maior flexibilidade de horários e determinar o que vai fazer, leva a uma maior produtividade.

Hoje, você encontra ferramentas que têm a função de ajudar no controle do tempo trabalhado, onde verá quanto produz a cada hora e quanto vai receber.

E assim, é possível pensar em como melhorar e render mais.

Com o tempo, você vai fazendo adaptações na sua rotina conforme os jobs que podem surgir.

Será que eu consigo vender online sem ter uma loja virtual?

como impulsionar as vendas nas redes sociais

Se você está pensando em vender nas mídias sociais, muitos desafios podem aparecer no meio do caminho.

O primeiro deles é que, para algumas pessoas,  não ter uma loja virtual pode ser um problema sem solução, mas não é bem assim que funciona.

É possível sim vender pela internet sem a necessidade de ter uma loja online, por exemplo, pelo Facebook, Instagram, blogs, WhatsApp Business e Marketplace.

Veja, a seguir, como vender produtos e serviços na internet sem a necessidade de ter uma loja virtual.

Como vender nas mídias sociais?

Chegamos na parte prática, que é como fazer vender nas mídias sociais, e para isso, vamos explicar o processo em cada uma.

Facebook

qual a diferenca entre mídias sociais e redes sociais

O Facebook continua sendo a rede mais utilizada em todo o planeta, e é uma alternativa para vender sem precisar possuir uma loja virtual.

São muitas funcionalidades, até mesmo conseguir criar sua página de vendas, e melhor, sem precisar contratar o serviço de um profissional.

Existem três maneiras para fazer isso:

  • Criar uma copy de vendas, adicionando os itens que quer oferecer;
  • Fazer anúncios em grupos específicos de compra e venda, inclusive alguns são segmentados por localização;
  • Realizar divulgações dos produtos no marketplace do próprio Facebook.

Antes de começar a divulgar os produtos no Facebook, procure saber quais as regras, para não correr o risco de não violar nenhuma delas.

WhatsApp Business

como vender nas redes sociais

O primeiro passo é optar pela versão WhatsApp Business, que é voltada para os negócios, sendo considerado uma das melhores ferramentas de venda de produtos ou serviços.

Se você imaginar na quantidade de smartphones no Brasil, até mais que a quantidade de habitantes, vai poder alcançar milhares de pessoas.

O aplicativo também conta com vários recursos, entre os quais podemos destacar:

  • Automatizar mensagens: essa funcionalidade permite enviar mensagens padrão, o que faz você ganhar tempo;
  • Perfil comercial: esse recurso promove mais autoridade à marca, e mostrando informações sobre o negócio, como telefone, endereço, site, e-mail, etc.;
  • Etiquetas: ajuda a organizar a lista de contatos, e assim, encontrá-los mais facilmente;
  • Respostas rápidas: com base nas perguntas mais frequentes, é possível ter uma relação de respostas, o que agiliza o processo.

A ferramenta é muito útil também para melhorar o serviço de atendimento ao cliente, pois tudo é muito rápido, praticamente em tempo real.

Instagram

como aumentar as vendas nas redes sociais

Quando se trata de vender nas mídias sociais, o Instagram deu um salto absurdo, e não é à toa que é uma das mais procuradas por quem quer vender online sem precisar possuir uma loja virtual.

Como é uma rede social com um forte apelo visual, a chave é investir em fotos de boa qualidade e vídeos bem editados, pois isso vai atrair futuros compradores.

Existe o recurso de botão de compra, que direciona o usuário para o link de compra.

Para dar mais notoriedade ao seu negócio, crie um perfil comercial, e na própria bio, você pode inserir um link levando para o seu site.

Uma técnica que funciona muito são os Stories, que seriam vídeos de até 60 segundos, onde você daria uma explicação rápida sobre o produto.

Aprenda a como usar a função de vendas no Instagram Shopping

No Instagram, existe uma técnica que possibilita inserir links direcionando para o seu site, diretamente nas publicações, por meio da loja do Instagram.

Assim, os clientes são direcionados para a copy de vendas.

Agora, para você poder usar essa função, terá que cumprir determinados requisitos, e confira aqui como potencializar seus resultados.

Quais os critérios para utilizar a loja do Instagram?

Para ter direito aos recursos do Instagram Shopping e dominar a técnica de vendas nas mídias sociais, o seu perfil precisa atender a alguns critérios, determinados pela plataforma, que são:

  • Perfil comercial;
  • Só é permitido vender produtos físicos;
  • Seguir as normas e políticas definidas pelo Instagram;
  • É necessário possuir uma loja virtual, pois o Instagram não conta com sistema de processamento de vendas;
  • O perfil comercial precisa estar vinculado a um catálogo do Facebook.

Aprenda a usar o Instagram Shopping

Se o recurso para usar o Instagram Shopping foi liberado, você poderá usá-lo para acessar a função “Toque para ver” em uma publicação.

Ou seja, ao tocar no ícone na tela, os visitantes conseguem visualizar quais produtos estão sendo ofertados e quanto custam.

Ao clicar no ícone, o visitante será redirecionado automaticamente para o seu site, assim como para a página de venda.

Ainda é possível inserir até cinco itens por foto ou nove, se estiver usando o carrossel de imagens.

Telegram

como vender produtos nas redes sociais

Talvez você nunca tenha pensado em usar o Telegram para vender, mas é uma ferramenta de marketing, que pode ser aliada na hora de fechar negócios e alcançar bons resultados.

E a explicação é muito simples: o aplicativo disponibiliza muito mais funcionalidades que o WhatsApp, as quais podem ser usadas para conquistar e fidelizar clientes.

Conheça o Telegram

É um aplicativo de mensagens em tempo real, onde é possível compartilhar fotos, vídeos, etc.

Ele pode ser instalado em diferentes dispositivos, permitindo sincronizar as conversas.

Em razão da velocidade e segurança, o Telegram também é bem eficaz para os negócios, onde você pode criar grupos de mensagens com até 200 mil usuários.

Dessa forma, você mantém um contato mais próximo com os clientes, fortalecendo a sua marca e aumentando as chances de vender nas mídias sociais.

WhatsApp X Telegram: quais as diferenças?

Embora ambos aplicativos serem baseados em mensagens instantâneas, é mais simples vender no Telegram. Por contar com ferramentas específicas, ele oferece alguns benefícios.

Então, as diferenças são:

  • Número de usuários: no Telegram, o limite de usuários é de 200 mil, enquanto no WhatsApp é de 256;
  • Nível de segurança: o protocolo usado no Telegram é o MTProto, que é construído a partir de algoritmos testados ao longo do tempo. As mensagens são armazenadas em nuvem, exceto os chats privados.  Já no WhatsApp, os conteúdos antigos ficam armazenados apenas no celular;
  • Multiplataforma: no Telegram, os diferentes dispositivos podem acessar as mensagens, o que impede perdas de conversas com clientes. Por outro lado, no WhatsApp, mensagens antigas não podem ser acessadas;
  • Possibilidade de edição: no Telegram, os conteúdos podem ser editados e até mesmo apagados, inclusive nos grupos. No WhatsApp, isso só pode ser feito, desde que os usuários não tenham visualizado a mensagem, logo, a edição não é possível;
  • Bots: o Telegram disponibiliza um bot API e bots inline para atuar nos grupos, e podem ser inseridos em enquetes, votações e até e-mails. Já no WhatsApp, é necessário contar com a ajuda de uma ferramenta para ter acesso a essa funcionalidade;
  • Versão web: as versões para desktop e web do Telegram funcionam independentemente do mobile. Basicamente, você pode até desligar o smartphone, mas poderá continuar utilizando o aplicativo. Isso já não ocorre no WhatsApp, pois, se estiver sem bateria, pode perder boas oportunidades de vendas.

Como fazer vendas no Telegram?

Para aprender sobre como fazer vendas no Telegram, é preciso conhecer seus recursos, então, confira o que fazer:

Personalizar o Telegram

É necessário criar um nome de usuário para ter acesso a mais recursos, como poder ter um link para conversar com os usuários.

Nesse sentido, assim que clicar no link, a pessoa será direcionada para a plataforma. Essa também é uma forma das pessoas poderem mencionar seu nome nos grupos e você recebe uma notificação quando isso acontece.

Usar os grupos

Os grupos proporcionam a interação com várias pessoas ao mesmo tempo, assim como a possibilidade de envio de respostas específicas.

Basta clicar em uma mensagem, criar seu conteúdo e uma notificação é enviada ao usuário.

Investir nos vídeos

É muito simples enviar um vídeo com o Telegram. Simplesmente digite @youtube, uma determinada palavra-chave e uma lista vai aparecer.

Também permite assistir o vídeo sem sair do aplicativo, o que aumenta a probabilidade das pessoas responderem naquele canal.

Apostar na mídia compartilhada

É uma funcionalidade que facilita encontrar todas as mídias que já forma enviadas naquela conversa.

Ainda está separado por categorias, como fotos, vídeos e links, para deixar a busca mais fácil.

Adicionar  stickers

São mais atrativos e tendem a chamar a atenção dos usuários. Para fazer uma venda no Telegram, existem pacotes que podem ser baixados ou copiados.

Caso prefira, use sua criatividade para desenvolvê-los para tornar as suas mensagens mais envolventes.

Contar com a ajuda  do áudio

Você pode enviar e até acelerar a escuta sem perder a qualidade, bem como consegue travar o botão para gravar a mensagem, e assim, não precisa ficar com a tela ligada o tempo todo.

Se você tiver um grupo com vários áudios, basta acionar o play no primeiro e os outros são reproduzidos automaticamente.

Você viu tudo como  vender nas redes sociais,  e para potencializar seus resultados, vale a pena adotar as estratégias de marketing nessas mídias.

4 estratégias para otimizar sua venda nas mídias sociais

Agora que você já sabe que as mídias sociais são excelentes para as vendas, como colocar tudo isso em prática?

1. Utilize ferramentas que ajudem na programação de publicações

como vender pelo facebook

A sua audiência acessa mais as redes sociais em determinados dias e horários, e com base nisso, as postagens devem ser feitas. Porém, é necessário avaliar o segmento do seu negócio para fazer a venda nas mídias sociais.

Você pode acessar os dados gerados nos próprios relatórios das mídias e sempre quando você quiser. Assim, é possível ver os dias e os horários que seus seguidores mais acessam as redes sociais, a idade, sexo e outras informações relevantes.

Com base nessas informações, você consegue postar na hora certa.

Para facilitar as postagens, existem ferramentas que têm a funcionalidade de agendamento, e você consegue criar e organizar cronologicamente os conteúdos.

Como você vai deixar tudo programado, seus posts serão publicados de forma automática, no horário que determinar e tiver maior audiência, e também não precisa mais se preocupar com finais de semana, feriados, horários.

2. Aproveite as funcionalidade das mídias sociais

As contas comerciais das mídias sociais contam com mais funcionalidades que os perfis físicos. Então use isso a seu favor. Mas como fazer isso?

  • Otimizar a divulgação adicionando balões de preços para diferentes itens em uma imagem. Assim, o cliente descobre o valor e finaliza a compra na sequência;
  • Usar a vitrine com redirecionamento, que consiste em uma página paralela com diferentes imagens de produtos que direcionam para a finalização da compra;
  • Utilizar os Stories para fortalecer o relacionamento. Você ainda pode inserir links, fixar a história no perfil da página e adicionar outros recursos, como gifs e adesivos;
  • Procurar harmonizar as ppstagens no feed para promover equilíbrio e coesão, além de reforçar a identidade da marca.

3. Invista em fotos de qualidade e chamativas

O conteúdo visual chama muito mais a atenção, sendo crucial nas vendas.

Por isso, as fotos devem ser de qualidade e sempre relacionadas com a publicação,

Uma estratégia que salta os olhos é o mosaico, que é quando você faz publicações isoladas que, quando unidas, formam uma nova imagem, o que ajuda a impulsionar a venda nas redes sociais.

4. Tenha uma escrita mais persuasiva, o copywriting

midias sociais estrategias

A escrita persuasiva, também conhecida como copywriting, é aquela em que uma mensagem induz a compra de um produto ou serviço. O objetivo é aumentar as taxas de conversão através de de gatilhos mentais.

Quando se trata de uma estratégia focada em venda nas mídias sociais, a escrita persuasiva constrói uma imagem positiva da sua marca, a mensagem alcança mais pessoas e gera autoridade.

Para ser eficiente, seja direto, claro e objetivo, procure dar uma solução para os problemas e fale dos benefícios do seu produto ou serviço.

É super importante criar engajamento com seu público, de forma a estimular uma interação em tempo real. Por isso, converse diretamente com seu cliente e mostre por que ele deve comprar o seu produto.

Em todas as mídias sociais, existem estratégias específicas para cada uma delas, e vale a pena estudar para se aprofundar mais. É o melhor a se fazer para alcançar os resultados, que é vender mais nas mídias sociais sem precisar de uma loja virtual.