Conheça 4 formas de aprender inglês sozinho para quem tem TDAH
dezembro 13, 2021Para um adulto, ter o diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) traz muitos desafios. Além disso, cerca de 30% dos adultos com TDAH também desenvolvem depressão. Assim, é necessário tratamento medicamentoso e psicoterapia para o TDAH e tratamento para depressão concomitantemente.
No entanto, há alguns hábitos que você pode incorporar em sua vida para atenuar os sintomas tanto do TDAH quanto da depressão. Se você é portador de algum desses diagnósticos e quer aprender inglês, saiba que existem métodos mais indicados.
Conheça 5 formas de aprender inglês sozinho mesmo com TDAH.
1 – Aprenda inglês jogando
Se você tem sintomas de hiperatividade, agitação e falta de concentração por causa do TDAH, entenda que encontrar uma atividade prazerosa pode manter você focado. Por isso, uma opção para aprender inglês é o Memrise.
Caso você se sinta confortável com os vários jogos disponíveis no aplicativo, nada vai tirar seu foco e sua concentração. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Além disso, são jogos bem intuitivos. Assim você não vai precisar de tanta atenção às instruções.
2 – Aprenda inglês conversando
Essa é uma boa solução para canalizar a agitação e hiperatividade causadas pelo TDAH. Não basta saber ler e escrever em inglês de forma satisfatória, mas falar com precisão também é importante.
O HelloTalk é uma ótima opção para praticar conversação em inglês. O aplicativo tem funções de enviar mensagens de texto, áudio, vídeo e até realizar chamadas telefônicas. Dessa maneira, você também pode lidar com a falta de concentração e falha na memorização.
Através dos vários recursos proporcionados pelo HelloTalk, é possível experimentar vários meios para aprender inglês e extravasar a hiperatividade e a agitação, além de ter mais opções para memorizar com mais facilidade o entendimento do idioma.
3 – Aprenda inglês assistindo séries e filmes
Você pode começar a aprender inglês em suas horas de lazer, com streamings de filmes e séries. Isso é muito bom para quem tem TDAH porque é uma atividade de lazer. Por isso, assistir ao que você gosta já reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.
E aprender inglês assistindo o que você gosta é fácil. Basta assistir legendado e prestar bem atenção nas legendas. Depois, coloque as legendas em inglês quando já estiver com mais prática. Você pode se organizar para aprender com o melhor método.
4 – Aprenda inglês com flashcards
Os flashcards são cartões para apurar sua memória. Isso é ótimo para quem tem TDAH. Em um lado do cartão fica uma pergunta e no outro, a resposta. Assim, você vai exercitar seu potencial de memorização, o que atenua sintomas do TDAH.
Você tem a opção de utilizar um aplicativo de flashcards chamado Tinycards. O intuito do aplicativo é facilitar a memorização de expressões comuns de diferentes vocabulários através da repetição de palavras. O Tinycards está disponível para Android e iOS.
Portanto, há variadas maneiras de aprender inglês mesmo com TDAH. Como um dos sintomas é a falta de atenção para seguir instruções, qualquer método autodidata pode ser mais favorável para o aprendizado.
Caso você ainda tenha dificuldades, fale com seu psicoterapeuta. Ele pode indicar um método mais adequado para você aprender inglês.