Como aproveitar suas milhas para uma viagem
março 27, 2023Milhas podem ser muito úteis para quem ama viajar. Saiba como usar suas milhas da maneira certa!
Você sabia que suas milhas de companhias aéreas podem te ajudar a economizar uma grana na hora de viajar?
É verdade: com milhas, você pode conseguir grandes descontos em passagens de avião, ou até mesmo consegui-las de graça!
De fato, muita gente não sabe como usar essas milhas direito. Por isso, neste artigo, você vai aprender como aproveitar suas milhas ao máximo e planejar uma viagem incrível sem gastar muito.
O que são milhas?
As milhas constituem unidades de medida frequentemente utilizadas em programas de fidelidade adotados pelas companhias aéreas com o propósito de incentivar os clientes a aumentarem o volume de viagens e, assim, obterem vantagens adicionais mediante suas aquisições.
De modo adicional, o cliente pode acumular pontos a partir de aquisições e contratações de serviços relacionados aos programas de fidelidade.
Assim, o cliente adquire uma passagem aérea por intermédio do website da empresa, sendo que o valor desembolsado é convertido em milhas.
Essas unidades podem ser empregadas para a aquisição de outras passagens, razão pela qual quanto mais o cliente viajar, maior será a quantidade de milhas acumuladas, gerando-lhe economia significativa em viagens futuras.
Dessa forma, o consumidor passa a acumular milhas de modo mais ágil, dado que nem sempre é possível realizar numerosas viagens por ano com o intuito de empregar as milhas acumuladas.
O sucesso e as vantagens decorrentes da utilização de milhas tornaram-se bastante expressivos, ocasionando o surgimento de outras empresas que desenvolveram meios de viabilizar a obtenção de pontos que poderão ser convertidos em milhas.
Como funcionam os programas de milhas?
Para a utilização das milhas, o cliente deve estar em conformidade com as normas estabelecidas no regulamento do programa de fidelidade ao qual pertence.
De fato, alguns programas de fidelidade restringem a transferência ou venda das milhas acumuladas.
Ainda vale destacar que para que o cliente possa utilizar as milhas para adquirir passagens aéreas, é imprescindível que as mesmas tenham sido acumuladas por meio de algum programa de fidelidade de uma companhia aérea.
Além disso, certas categorias de acúmulo de milhas possuem prazo definido para a sua utilização, e se não forem resgatadas até a data estipulada, o cliente perde as milhas adquiridas.
Nos websites das companhias aéreas, o valor da passagem em dinheiro e em milhas é disponibilizado, permitindo que o cliente tenha uma noção do custo da passagem no mercado.
Assim, ao efetuar a compra, o cliente poderá decidir se deseja utilizar as milhas acumuladas ou não.
Por fim, não é necessário restringir-se a uma única empresa: o cliente pode se cadastrar em todos os programas e monitorar as comunicações para identificar qual programa oferece as melhores vantagens.
Como usar milhas?
A maneira mais atrativa de utilizar as milhas é através do resgate ou redução do valor de passagens aéreas.
O cliente pode utilizar suas milhas para obter um desconto na aquisição da passagem ou até mesmo para pagar integralmente o valor do bilhete, dependendo da quantidade de milhas acumuladas.
Além disso, outras alternativas de utilização das milhas incluem a venda, transferência para outros programas, doação para familiares e amigos e troca por produtos e serviços.
De forma geral, os cartões de crédito possuem seus próprios programas de fidelidade que geram pontos, que podem ser convertidos em milhas.
No entanto, é necessário efetuar a solicitação dentro da plataforma do programa, sendo que os pontos gerados são registrados e podem expirar se não forem utilizados ou transferidos.
Por isso, para utilizar os pontos do cartão de crédito como milhas, é preciso que o cliente se cadastre em algum programa e faça a conversão.
Dicas para usar milhas para viajar
Para aqueles que desejam utilizar milhas para viajar, o planejamento é fundamental. O usuário deve ter conhecimento preciso sobre quantos pontos pode obter a partir dos programas de fidelidade dos quais faz parte.
Essa compreensão, de fato, ajudará a se programar adequadamente para alcançar a quantidade necessária de milhas. Sendo assim, é recomendado seguir as mesmas orientações usadas na compra de passagens aéreas pagas com dinheiro.
Para obter os melhores preços, é aconselhável evitar comprar as passagens próximas à data da viagem e evitar consultar os valores em horários de pico.
Além disso, é recomendável monitorar os preços e manter flexibilidade em relação às datas e locais de viagem. Dessa forma, o cliente pode encontrar passagens que custam menos milhas.