Como integrar elementos naturais e artificiais em casa? Confira essas dicas!
dezembro 6, 2022O uso de elementos naturais se tornou uma febre na decoração de interiores. Com as recomendações a seguir, você conseguirá utilizá-los da melhor forma e garantir um efeito único para o lar. Anote!
Você há de concordar: vez ou outra, sentimos a necessidade de fazer uma mudança nos cômodos da casa. Afinal, muitas vezes, basta aplicar uma nova cor nas paredes para que, automaticamente, todo o clima do lar seja repaginado.
E felizmente, existem várias tendências que estão atingindo em cheio o universo da decoração, sabia? Em 2022, por exemplo, o uso dos elementos naturais é um dos grandes destaques — marcando presença em salas de estar, de jantar, cozinhas e até nos dormitórios. Ao utilizar esses recursos, você conseguirá ter um espaço muito mais clean, com um toque de frescor e tranquilidade. Os moradores adoram!
Assim, viemos até aqui te contar como incluir esses elementos em sua casa e deixá-la “de cara nova”. A seguir, confira algumas recomendações certeiras e que podem tornar a reforma do ambiente muito mais simples.
Aposte na madeira
Para quem deseja investir no uso dos elementos naturais, mas não sabe por onde começar, a nossa sugestão é apostar sem medo no uso da madeira. Isso mesmo! Versátil e atemporal, esse material consegue conversar com os mais variados estilos de decoração, coordenando também com boa parte dos artigos sintéticos em um espaço.
Ao investir nessa ideia, é possível aplicar a madeira em vários pontos do seu décor. Para um efeito mais rústico, considere utilizar revestimentos com essa matéria-prima, como é o caso dos pisos laminados. Outra possibilidade é incluir mobiliários feitos com esse mesmo elemento, sendo os principais deles as bancadas, as estantes, as cadeiras e por aí em diante.
E mais!
Hoje em dia, ainda conseguimos encontrar vários adornos decorativos com detalhes amadeirados. Estamos falando de vasos, abajures e até porta-retratos. Use a sua imaginação e conquiste um resultado único!
Explore o mundo dos tecidos naturais
Um dos caminhos mais fáceis de incluir elementos naturais em um espaço contemporâneo é, sem dúvida, apostar no uso dos tecidos e fibras. Estamos falando de estofados e outros artigos confeccionados a partir de linho, algodão, tricô ou qualquer outro material capaz de incluir um ar rústico para o seu lar.
O melhor de tudo? Assim como acontece com a madeira, esses tecidos podem aparecer de várias maneiras em uma produção de ambiente. Por exemplo: no estofado do seu sofá, em uma poltrona ou, até mesmo, em pontos estratégicos, como nas almofadas, em jogos americanos, em tapetes ou em encostos produzidos a partir de fibras naturais.
Fora os itens citados, ainda há a possibilidade de explorar sem medo o uso da palha e do sisal – ambos os elementos são tendência no design e podem ser perfeitamente combinados com objetos metálicos, com vidros ou qualquer outra estrutura que carregue uma estética urbana.
Lembre-se dos vasos e plantas
Por último, e não menos importante, não podemos esquecer das protagonistas de um ambiente com toque natural: as plantas!
Excelentes para adicionar uma pitada de “natureza” dentro de um espaço contemporâneo, as folhagens e flores ornamentais também ajudam a fazer com que toda a atmosfera ganhe mais vida e cor. Nessa etapa, a dica é recorrer aos vasos de variados tamanhos e espécies — detalhe que garantirá um resultado ainda mais estiloso e personalizado.
As plantas podem ser integradas em todos os cômodos de um lar, viu? Só não se esqueça de ficar de olho nos cuidados necessários com esses seres vivos. Enquanto algumas espécies se dão bem em áreas com pouca iluminação, outras carecem de luz do sol em abundância para se manterem vivas e saudáveis. Fique de olho!
E aí, gostou dessas dicas sobre como integrar elementos naturais em um ambiente? Esperamos que sim! Agora, coloque essas recomendações em prática e, depois, volte aqui para nos contar a sua experiência. Vamos adorar te conhecer melhor!