Importância da manutenção preventiva em condomínios
dezembro 21, 2021A manutenção preventiva é um procedimento indispensável para todos os condomínios, e deve ser realizada por uma boa gestão, de forma eficiente e cautelar, para evitar problemas futuros não só para o síndico, mas também para a saúde física de todos aqueles que coabitam nesse condomínio.
A manutenção de brinquedos de playground, por exemplo, é uma das formas mais simples e inteligentes de operacionalizar os recursos de um condomínio, visto que por meio dessa manutenção preventiva, os gastos com correções e compras de novos equipamentos podem ser reduzidos.
Como sabemos, os imóveis se degradam ao longo do tempo, assim como qualquer outro bem. Dessa forma, é de extrema importância que o síndico e todos os responsáveis pela administração do local possam adotar atitudes que visem reduzir esse desgaste, bem como proporcione mais segurança para todas as pessoas que ali vivem.
A manutenção preventiva em condomínios tem como objetivo principal, a redução desses problemas. E foi justamente pensando nessa ideia que nós decidimos preparar esse texto, tratando um pouco mais sobre a importância da manutenção preventiva em condomínios. Sendo assim, continue a leitura e descubra.
O que é manutenção preventiva?
Existem três tipos possíveis de manutenção. Entre elas, temos a manutenção preditiva, que normalmente é realizada pela indústria e aplicada em máquinas e equipamentos. Geralmente é determinado de acordo com o tempo de funcionamento de cada equipamento.
Existem também manutenções corretivas de conhecimento público. A razão para isso é devido à sua necessidade, pois se trata de um procedimento obrigatório à conservação dos condomínios, haja vista o seu caráter de correção dos problemas. Ou seja, está avariado e necessita de manutenção para retomar o funcionamento. É o mais caro de todos os métodos.
Para finalizar, temos o tema do nosso texto, que é a manutenção preventiva em condomínios. Esse tipo de manutenção é orientada por um planejamento preventivo e visa manter todos os sistemas envolvidos em bom funcionamento. É muito mais barato do que a manutenção corretiva e ajuda a reduzir os custos inerentes a essa manutenção.
Qual a importância da manutenção preventiva?
Como qualquer outro ativo, a propriedade também se deteriorará com o tempo.
Devido à sua longa vida útil (aproximadamente 50 anos de uso), esse tipo de propriedade, qual seja o condomínio, geralmente não recebe a atenção que merece.
Porém, no apartamento, esse tipo de atenção não pode ser ignorado. Além das obrigações estipuladas pela lei civil, os gerentes ou síndicos daquele local precisam ter bons controles de manutenção para gerenciar melhor os recursos no local.
Além disso, a segurança dos inquilinos também entra em jogo. Num exemplo mais drástico, podemos imaginar as consequências da falta de manutenção dos gasodutos naturais e nos sistemas de tubulação, seja a do esgoto ou mesmo a de água. A vida humana depende disso e, sob sanções punitivas, essa tarefa nunca poderá ser esquecida pela pessoa responsável pelos cuidados deste local.
Finalmente, uma boa gestão deve incluir um excelente desempenho na manutenção de apartamentos. Quedas de energia, falhas no sistema de segurança ou problemas hidráulicos podem causar transtornos ao próprio síndico, podendo ser imposta a penalidade de destituição do cargo que ele ocupa, a depender da sua responsabilidade por causa daquele problema.
Dessa forma, para aqueles síndicos que estiverem iniciando o seu mandato, uma das maiores recomendações que podemos dar é a de buscar tomar ciência de todas as condições do condomínio que ele irá administrar. Todos os problemas que forem encontrados devem ser sanados o quanto antes, bem como o agendamento de uma manutenção, se for o caso.
Quais são as medidas que devem ser tomadas para a garantia dessa manutenção preventiva?
Se você é um síndico que se preocupa com as medidas preventivas, analise primeiro o estado de todas as instalações hidráulicas e elétricas e se alguma correção é necessária para um melhor desempenho e estado da infraestrutura daquele ambiente.
Você também pode desenvolver um plano de manutenção e determinar a frequência e as instruções necessárias para evitar maiores danos. Porém, não deixe de fazer um acompanhamento criterioso e procure ajuda profissional quando necessário para supervisionar e aprimorar as manutenções.
O planejamento da manutenção preventiva do apartamento demonstra o senso de responsabilidade e agilidade do gerente e de sua gestão. Além do mais, pode dar aos moradores mais segurança e proteger suas casas de possíveis acidentes e falhas de infraestrutura do condomínio.
Benefícios da manutenção preventiva
A manutenção preventiva pode ser bastante benéfica para um condomínio, além do mais, ela irá evitar bastante dor de cabeça tanto para o síndico quanto para os demais moradores daquele ambiente.
Ao negligenciar a manutenção preventiva, é provável que a longo prazo você sofra bastante com a manutenção corretiva, o que irá necessitar de muito mais gastos com a correção desses problemas que sobreviveram pela falta de manutenção preventiva. A seguir, selecionamos alguns dos benefícios de realizar a manutenção preventiva.
Aumento na segurança das instalações
Para quem opta por morar em apartamento, um dos atributos mais importantes é a segurança, uma vez que a crescente demanda por esse tipo de habitação se deve à procura de serviços que tenham qualidade e à certeza de que não é necessário fazer face aos incómodos causados pela decoração e pelos imprevistos que possam surgir.
Dessa forma, é dever do síndico garantir que todas as inspeções estejam atualizadas e que o equipamento esteja funcionando corretamente. Com isso, evita grandes problemas como as infiltrações, a falta de energia, instalações com defeito e quaisquer outros tipos de incidentes que prejudiquem o bem-estar e o dia a dia dos moradores.
A valorização do condomínio e das residências
Este é um ponto extremamente importante na gestão de apartamentos. Isso ocorre porque os compradores em potencial procuram imóveis bem preservados, que proporcionem segurança e indícios de valorização futura.
Em qualquer caso, a possibilidade de adicionar ativos a um edifício só é viável com manutenção de longo prazo, bem como a preventiva. Casas antigas são mais difíceis de atrair investidores, uma vez que elas apresentam inúmeras rachaduras e marcas de deterioração, fazendo com que os interessados desistam do negócio.