Truques para cuidar corretamente do cabelo em casa

Truques para cuidar corretamente do cabelo em casa

abril 30, 2024 Off Por Redação

Domine os truques que vão te ajudar a manter as madeixas sempre saudáveis

Por mais que a ida ao cabeleireiro seja importante para eliminar pontas duplas e tratar o cabelo, o ideal é que o cuidado aconteça todos os dias em casa. O uso de determinados itens, como o secador e a prancha, podem ser parte da rotina, desde que você lembre de proteger os fios do calor.

No entanto, não é apenas na hora de modelar as madeixas que você deve se preocupar. Os cuidados começam debaixo do chuveiro, na lavagem, e seguem até que você lave o cabelo novamente. Confira truques que vão te ajudar a ter fios fortes, saudáveis e muito brilhantes:

Atente-se à temperatura da água na lavagem

Água quente não é recomendada para lavar os cabelos. Ao contrário, é indicado apostar na temperatura morna ou fria para selar as cutículas dos fios. Na hora do banho, prefira manter o banheiro aquecido e o chuveiro mais morno.

Caso não tenha problemas com a água mais fria, prefira desligar o chuveiro e lavar as madeixas na água gelada.

Tenha um cronograma capilar

O cronograma capilar consiste em intercalar hidratação, nutrição e restauração dos fios, sendo montado conforme a necessidade do cabelo. 

Quem faz muitas químicas pode precisar de mais restauração e nutrição, enquanto aquelas que usam as madeixas naturais podem focar mais na hidratação.

Lave o cabelo com delicadeza

O jeito como você lava o cabelo interfere nos cuidados e pode contribuir para a queda. Não é preciso usar as unhas e muito menos esfregar o couro cabeludo com força para remover a oleosidade. 

Os movimentos feitos são delicados e você deve passar o shampoo duas a três vezes para garantir a limpeza.

Use produtos próprios para seus fios

Conheça o seu tipo de fio e selecione produtos próprios para ele que vão ajudar a dar definição e diminuir o frizz. Está passando por alguma química? Inclua produtos focados na nutrição e reconstrução dos fios.

Para isso, vale comprar o kit completo de shampoo, condicionador, creme para pentear e de tratamento próprio para o seu cabelo, que pode ser liso (tipo 1), ondulado (tipos 2A, 2B e 2C), cacheado (tipos 3A, 3B e 3C) ou crespo (tipos 4A, 4B e 4C).

Invista no protetor térmico

A chapinha nem sempre faz parte da rotina, mas o secador é importante tanto para as lisas quanto para as cacheadas e crespas. 

Para evitar que os fios fiquem ressecados, tenha sempre por perto um bom protetor térmico, que deve ser aplicado antes dos fios passarem pelo processo de secagem ou prancha.

Seque o cabelo suavemente

Um erro muito comum ao sair do chuveiro é enrolar as madeixas molhadas na toalha e torcer para tirar a água. Essa primeira secagem, feita na toalha, deve ser delicada, apenas apertando delicadamente os fios para deixá-los menos molhados.

Depois, se desejar, você pode passar o secador e fazer uma escova — sempre aplicando o protetor térmico antes.

Aposte no creme para pentear

O creme para pentear serve para finalizar os fios após a lavagem. Mesmo as lisas devem incluir essa etapa e passar o produto nas madeixas. A ideia é tratar, ajudar a desembaraçar e deixar os fios mais saudáveis.

Passou por alguma química recentemente? Aproveite os cremes de tratamento para pentear, com ingredientes como a manteiga de karité, e aplique nos fios após a lavagem.

Tenha um cronograma de lavagem

O intervalo de lavagens também contribui para a saúde dos cabelos. Não há um padrão e você pode lavar todos os dias, mas vale observar se seus fios são mais secos ou oleosos e se passaram por químicas recentemente. 

Quem tem madeixas secas pode adotar o intervalo de dia sim, dia não, por exemplo. Agora, se você tem cabelos muito oleosos, pode lavar todos os dias.

Teste a porosidade dos fios

A porosidade dos fios indica quais são os tratamentos mais indicados e você pode fazer esse teste rápido em casa. Pegue um copo e encha com água, coloque alguns fios e aguarde 10 minutos. 

Se o cabelo boiar, a porosidade está baixa e ele está saudável, sendo indicada a hidratação. Ficou no meio do copo? Porosidade média, levemente danificado e precisa de nutrição. Afundou? Porosidade alta e precisa de tratamento com queratina.